top of page

logotipo.png

Feed dos grupos

Visualize grupos e posts abaixo.


Este post é de um grupo sugerido

Fatima Almeida
há 4 dias · publicou no grupo Grupo Espacolacaniano

A Psicose

Lacan II

Eu terminei A Psicose: de Freud a Lacan! 🚀

6 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

O Caso Schreber

O caso de Daniel Paul Schreber foi um dos casos mais importantes da história da psicanálise.


Daniel Schreber lança seu livro “Memórias de um doente de nervos” em 1903, e Sigmund Freud o analisa, dando origem a “Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia (dementia paranoides) relatado em autobiografia (“O caso Schreber”)”, lançado em 1911 e tornando o livro de memórias um sucesso de vendas.


O caso foi um marco na história da psicanálise, pois colocava em questão qual seria a via de funcionamento da paranoia e suas construções secundárias. Além disso, o caso fez Freud avançar na teoria da libido, do narcisismo e do luto e melancolia, além do ordenamento da psicose.


Memórias de um doente de nervos apresenta uma das construções sintomáticas mais céleres da história e, sem dúvida, colocou o nome de Schreber no tempo, e foi paradigmático para a psicanálise.


33 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

Psicanálise e literatura📚A Igreja do Diabo (Machado de Assis)🗓️

QUINTA, 27 DE NOVEMBRO 18:40 Este conto, marcado pela ironia, apresenta a história do dia que o Diabo resolveu fundar uma igreja para concorrer com as diversas religiões. De acordo com as leis do Diabo, o importante é promover prazeres de todos os tipos, não importa de que maneira. Aos poucos, os adeptos do novo credo, começaram a não acatar as leis e passaram, às escondidas, a dar esmola aos mais pobres e um pouco mais de atenção aos conhecidos, evidenciando a temática utilizada aqui por Machado da contradição humana.  🎟️ Ingressar na reunião Zoom 🎟️

https://us02web.zoom.us/j/82457524021?pwd=ahkBY5vFNaEXyLwTAwbLbu3x144iz0.1

ID da reunião: 824 5752 4021

Senha: 450588

ree

25 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

Psicanálise e cinema - O Lagosta (2015) Yorgos Lanthimos

Num futuro, muitas pessoas estão fadadas à solteirice. Todas elas são obrigadas a passarem 45 dias em um hotel para encontrarem suas caras-metades. - Prime Video Em um mundo num futuro não tão distante, pessoas solteiras são perseguidas e obrigadas a encontrar um parceiro em 45 dias. Senão, viverão como animais na selva. - Netflix


19 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

Psicanálise - A estrutura histérica de Sigmund Freud a Jacques Lacan


126 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

Introdução a uma clínica diferencial das psicoses

57 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

Oeste outra vez - Masculinidade áridas



"No sertão de Goiás, homens rudes e incapazes de lidar com suas próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros."


56 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

"A Terceira Margem do Rio", de Guimarães Rosa (1962) , narra a história de um homem que, sem motivo aparente, abandona sua família para viver numa canoa no meio do rio, ficando próximo de casa e da família, que o vê eventualmente. O conto, contado pelo filho mais novo, explora temas como a busca pessoal, o isolamento, o silêncio do pai e a fuga da vida familiar. No final, o filho tenta tomar o lugar do pai na canoa, mas foge com medo, não realizando a troca, e fica para sempre marcado pela figura paterna e pelo desejo de seguir o mesmo caminho que o pai - Resumo Google https://www.youtube.com/live/WiwaB0jszuc?si=4VuEEvH13d7_jPQ8

51 visualizações

Este post é de um grupo sugerido

O ensaio “Escritores Criativos e Devaneios”, publicado por Sigmund Freud em 1908, dedica-se a analisar a construção literária como um desdobramento do fantasiar infantil.


Trata-se de um texto de suma importância para aqueles que se interessam pela literatura e pelo fazer literário como via de expressão e de organização de sujeitos formados desde a linguagem.


Vale ressaltar que a psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan se valeu amplamente de inúmeros escritos e de seus devaneios. Sendo assim, ao nos debruçarmos sobre o fazer da escrita, olhamos também para a própria teoria psicanalítica.



45 visualizações
bottom of page